O que é energia fotovoltaica?


É a conversão da luz do Sol em eletricidade. A energia gerada pode ser aproveitada para abastecer toda a necessidade de consumo da sua casa ou empresa fazendo com que sua conta de luz reduza em até 95% (você só paga a taxa mínima de disponibilidade).




Como funciona o sistema fotovoltaico?


Os painéis solares captam a luz solar através de células fotovoltaicas e a transformam em energia elétrica de corrente contínua. Depois, o inversor converte a energia contínua para corrente alternada, que é o formato utilizado em nossas tomadas.




A sistema fotovoltaico aquece água?


Não. Ao contrário dos sistemas de aquecimento solar que são utilizados para aquecer água dos chuveiros, os sistemas fotovoltaicos produzem energia elétrica que pode ser utilizada para suprir todas as necessidades da sua casa ou empresa.




Quais componentes fazem parte do sistema fotovoltaico?


São três principais:

1. Painéis fotovoltaicos: captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica de corrente contínua;

2. Inversor: converte a energia elétrica de corrente contínua em corrente alternada - formato utilizado em nossas tomadas - possibilitando a integração com a rede elétrica local da sua distribuidora de energia;

3. Medidor bidirecional: mede a quantidade de energia que sua casa ou empresa produz e o excedente que será na rede da distribuidora de energia, gerando créditos para você.




Que benefícios eu tenho ao instalar um sistema fotovoltaico?


Muitos! Os principais são:
• Com um investimento melhor do que renda fixa, você tem uma redução de até 95% da sua conta de luz;
• Valorização do seu imóvel em cerca de 8%;
• Planejamento a longo prazo dos gastos com energia;
• Saber que você utiliza uma tecnologia inovadora que não agride o planeta e colabora com a preservação do meio ambiente;
• Redução da produção de gases poluentes que causam o efeito estufa;
• Retorno total do investimento em cerca de 5 anos;
• Diminuição das perdas na produção, transmissão e distribuição de energia, pois a energia é gerada em seu próprio local de consumo;
• Sua família poderá viver com mais conforto sem gastar mais por isso; • Você não terá mais preocupação com aumentos na conta de luz. Quanto mais a tarifa de energia subir, mais rápido será o retorno financeiro do seu investimento.




Meu imóvel será valorizado se eu instalar um sistema fotovoltaico?


Sim! Um estudo conduzido pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley na Califórnia analisou os dados de vendas de quase 23 mil casas de 2002 a 2013 em oito estados americanos - país onde o uso desse tipo de energia já está mais maduro - e percebeu essa tendência de valorização em torno de 8%. O Brasil é o país com maior potencial para uso da energia solar e essa tendência de valorização deve ser percebida por aqui nos próximos anos. Afinal, quem não quer morar numa casa que só paga a taxa mínima de disponibilidade e tem todo o conforto de usar energia elétrica sem preocupação com o tamanho da conta no final do mês?




Quais os principais benefícios que estes sistemas trazem para o planeta?


A Energia Solar é limpa e não agride o planeta, pois não produz gases que causam o efeito estufa e nenhum outro tipo de poluição. Não depende de desmatamento e nem de alagar grandes áreas, como é o caso das grandes hidrelétricas. Outro benefício importante é que a produção de energia elétrica solar é distribuída e descentralizada. Ou seja, o sistema fotovoltaico ajuda a minimizar as perdas elétricas nas linhas de distribuição e a aumentar a segurança energética do país.




Os equipamentos do sistema exigem muita manutenção?


Exigem pouca manutenção, as placas fotovoltaicas não têm partes móveis susceptíveis a quebras e têm garantia de 25 anos de operação. Basicamente é necessário realizar uma limpeza anual dos painéis solares e verificação dos equipamentos elétricos. Além disso, o sistema se conecta à rede wireless local e envia dados de performance e alertas para nossa equipe.




Como é feita a instalação desse sistema?


Muito rápida! Em cerca de 2 a 3 dias você terá seu sistema instalado com mínima interferência na rotina da sua residência ou empresa. Nossa equipe é altamente capacitada e o processo de instalação é simples e ágil.




O que acontece com a energia excedente que meu sistema produz?


É direcionada para sua distribuidora de energia gerando créditos para você utilizar durante a noite ou em dias muito nublados. Esses créditos podem ser utilizados em até 60 meses e são especificados na sua conta de luz. Também é possível utilizar seus créditos em outro imóvel que você possua e que esteja cadastrado na mesma área de cobertura da sua distribuidora de energia com o mesmo CPF ou CNPJ.




Com o sistema de Energia Solar eu deixo de pagar minha conta de luz?


Não exatamente, mas é algo bem próximo disso. Você passará a pagar o valor mínimo da conta de luz (referente à iluminação pública e custo de disponibilidade da rede) que é de aproximadamente R$60,00 dependendo do seu tipo de conexão (bifásica ou trifásica).




Como sei que meu sistema está funcionando corretamente?


Os nossos inversores se conectam à rede wireless local. Com isso você poderá acompanhar a sua geração online remotamente através de um computador, celular ou tablet. Em caso de qualquer problema ou falha, o sistema envia automaticamente um alerta para nossa equipe técnica.




É possível ficar totalmente independente na produção de energia e cancelar a ligação com a distribuidora de energia?


Sim, mas esta opção é para quem está disposto a investir um pouco mais no sistema fotovoltaico. Para se tornar totalmente independente da sua distribuidora de energia, você precisará de baterias para armazenar toda a energia produzida pelo seu sistema para poder utilizá-la à noite ou em dias muito nublados. Acreditamos que esta opção será economicamente atrativa em breve.




O sistema fotovoltaico é barulhento?


Não emite nenhum ruído.
Essa é outra vantagem interessante do sistema de energia solar.




Como é o processo de homologação do sistema?


Antes de colocar seu sistema em funcionamento, ele precisa ser regularizado, processo que é conhecido como homologação e consiste no envio do projeto de engenharia detalhado para avaliação e aprovação da sua distribuidora de energia. Assim que o projeto é aprovado, o sistema será instalado de fato e imediatamente solicitamos a vistoria final para a distribuidora. Esta irá até sua residêcia avaliar se a instalação está de acordo com o projeto e na sequência irá trocar deu medidor de energia por um modelo bidirecional. O processo completo leva em torno de 30 dias. Ou seja, após fechado o contrato com a Re9, em cerca de um mês você terá seu sistema funcionando e economizando com a ajuda do Sol.




Qual a vida útil do sistema?


25 anos, no mínimo. Este é o tempo que o fabricante das placas fotovoltaicas garante sua operação com eficiência ótima.




Existem incentivos do governo para quem opta por energia solar?


Sim. Com o sistema da Re9 você produz sua própria energia e deixa de pagar ICMS e PIS/COFINS na energia que você consome. Além disso, muitas cidades do Brasil também já oferecem incentivos fiscais para energia solar, como descontos no ISS, ITBI e IPTU.




Quero um orçamento gratuito. Como devo proceder?


Que bom que você já percebeu todos os benefícios que o sistema fotovoltaico traz para você e para o meio ambiente. Agora basta você solicitar seu orçamento pelo nosso site clicando aqui. Obtendo as informações necessárias com você, faremos o dimensionamento do projeto através de imagens de satélite e iremos calculamos os equipamentos necessários para atender a demanda da sua casa ou empresa. Tudo isso sem custo algum.





vamos esclarecer todas as dúvidas, fique tranquilo!

ENTENDA MELHOR!

Re9 Energia Solar Fotovoltaica
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Rua das Zinias, 49,
Itacoatiara, Niterói - RJ

© 2021 por Re9